terça-feira, 14 de agosto de 2007

Aula do dia 13/08/07

Baseado em alguns textos e vídeos utilizados, fizemos algumas reflexões a cerca da tecnologia na educação. No inicio da aula fizemos a leitura do texto "Desconectados" editado pela revista Veja. O texto aborda o uso indevido dos computadores nas escolas, ainda trata da falta de "treinamento" dos prfessores para com eles e assim propociona que os alunos utilizem dos mesmos para fazer "coisas indevidas", ou seja, bate-papo, sites "não educativos". Quando terminamos de ler o texto, fomos contribuir com nossos comentários. Ao concluirmos nossa contribuição a prof. Bonilla levantou alguns questionamentos baseados no que tinhamos falado, esses foram alguns dos questionamentos feito:
  • Será que o professor deve ser treinado?
  • É senso comum dizer que o orkut, msn e os jogos da net não são importantes?
  • Quem garante que apenas pesquisas e trabalhos escolares são educativos?
  • Como trabalhar com a escrita "errada" utilizada na net?

A partir dos questionamentos fomos levados a pensar numa serie de coisas que talvez não passasse na cabeça de muitos alunos presentes na sala de aula naquele momento. Primeiramente devemos levar em consideração que o texto proposto era um texto de midia, cheio de preconceitos. Depois, temos que nos atentar a destruir a ideia de que os professorres tem que ser treinados, mas sim formados, outro fato é que a escola não deve desconsiderar os sites de intreterimento como sendo sites que não ajudem as crianças, mas sim se conscientizarem de que eles são a realidade de muitas crianças e por isso devemos ensiná-las a lidar com isso. Falamos ainda do chamada escrita "errada", que não passa de uma outra forma de se escrever, que não deve ser vista como um erro e sim como uma forma alternativa e informal de se comunicar. Questionamos o fato dos professores não está inserido nesse apanhado de novidades e por isso o preconceito e a falta de instrução, achamos necessario que se faça um Projeto Pedagogico que esteja inserido todo o contexto do aluno.

Ao final, assistimos alguns videos propostos pela prof. para poder enriquecer mais nossas relexões. A partir dos videos, dos textos lidos em sala, Desconectados, e do texto lido em casa, A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX, refletimos como é que está nossa sociedade contemporânea e chegamos a conclusão de que a concentração de renda é uma das maiores problematicas que vinhemos enfrentando.

Ao meu ver a aula foi super produtiva e enriquecedora, começamos a destruir alguns preconceitos que tinhamos e a construir novas ideia. Bom, foi isso ai, espero que continue sendo assim.

Bjosss a todos!

Um comentário:

Sally Pina disse...

OLÁ MONIQUE,

FIQUEI BEM PENSATIVA COM ESSA AULA. A PROFESSORA TROUXE UMA VISÃO BEM CRÍTICA SOBRE O QUE O SENSO COMUM PENSA E DIZ A RESPEITO DA INTERNET E EDUCAÇÃO.

AH! TEU BLOG TÁ LEGAL!!!