segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Inclusão Digital!!!

Farei um pequeno resumo do texto "Inclusão Digital e Formação de Professores", da Prof. Maria Helena Bonilla. Em muitos paises, a inclusão didital é vista como a capacidade da população se inserir no contexto das tecnologias, o que exigiria apenas treino para a aquisição de competências básicas para o manuseamento dessas tecnologias. Osiginificado do termo inclusão, na perspectiva moderna, implica um modelo ao qual todos serão inseridos, introduzidos, adaptados. Estamos procurando extrapolar o reducionismo feito ao conceito e abordá-lo na perspectiva da participação ativa, da produção de cultura e conhecimento. Muitos paises estão concebendo Programas que visão uma inserção da população na Sociedade da Informação e, em grande parte destes, geram a motivação. O Programa brasileiro prevê a parceria entre governo, setor privado e sociedade civil para a constituição dessa infra-estrutura de rede no país. No Brasil, inclusão digital é igual alfabetização digital, consiste em ter competências básicas para poder usar as novas tecnologias numa perspectiva de usar consumidor. As escolas são de grande importância nesse processo. O problema é que não é oferecido para a maioria dos professores, sequer uma preparação aligeirada, o que os mantem fora do processo. Como os alunos demostram uma habilidade muito maoir que o professor, este sente-se constrangido, pois não admite que o aluno possa saber mais do que ele em alguma área do conhecimeto. Não é disponibilizado, aos professores, tempo para estudar, discutir, analisar as potencialidades do uso da tecnologia na educação. O processo de formação de professores precisa ser percebido como um processo amplo, complexo, que envolve muitos fatores, além da utilização prática da tecnologia. A educação é um dos caminhos que a população terá para participar das comunidades de aprendizagem, seja ela escolar ou não. As novas tecnologias são estruturantes de relações sociais, é relevante para reflexão sobre as experiências que estão em curso, para os cursos de formação de professores e para o conhecimento produzido pelos grupos de pesquisas, visto ser de fundamental importância a vinculação entre as três dimensões que constituem a universidade: ensino, pesquisa e extensão. Esse foi um breve resumo, onde eu levantei os pontos que mais me chamaram atenção no texto.
Refrência bibliografica:
BONILLA, Maria Helena. Inclusão Digital e Formação de Professores.

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