domingo, 14 de outubro de 2007

Aula do dia 08/10/07

O 1ºmomento da aula foi dedicado para as apresentações finais das produções realizadas pela turma. Todos apresentaram seus trabalhos com as devidas correções que a prof. Bonilla nos orientou a fazer na ultima aula. No 2° momento da aula a prof. encaminhou para a confecção do seminario (levantar discussões importantes sobre TV e video na educação) e da produção do artigo (levantar uma questão importante sobre TV e video na educação). Ao concluir sua explanação a cerca do que pretende que seja explorado nas proximas atividades, a prof. Bonilla abriu uma discussão sobre o que seria Cibercultura. Eu e a colega Adelina ficamos responsavel em procurar a definição do termo Ciberespaço.
"A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita."
"Ciberespaço é o espaço das comunicações por rede de computador. Sua comunicação acontece de forma virtual. Faz uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet. Esse fenômeno se deve ao fato de, nos meios de comunicação modernos, existir a possiblidade de pessoas e equipamentos trocarem informações das mais variadas formas sem preocupações. Também conhecido como Cyberespaço, termo muito comum na ficção científica, possui variações para vários outras denominações referente à Internet, Cyberpoeta, Cyberpunk e outros mais."
Pierre Lévy coloca o ciberespaço como uma grande rede interconectada mundialmente, com um processo de comunicação "universal" sem "totalidade". A "universalidade" sem "totalidade" segue uma linha interativa de comunicação, possibilitando a "todos" navegantes da grande uma "rede" participarem democraticamente desse modelo interativo de "todos para todos".
Referências utilizadas:

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